Planejamento Tributário para Profissionais da Saúde

Todo e qualquer empreendedor tem como um dos principais objetos de atenção em sua gestão reduzir as suas despesas. O que também acontece na área da saúde, quando os benefícios fiscais podem promover uma economia tributária.
Contudo, nem todo profissional da saúde compreende que possui benefícios fiscais à disposição dos seus serviços médicos. Fato que faz com que eles estejam perdendo uma oportunidade de reduzir as suas despesas.
Afinal de contas, as empresas brasileiras precisam lidar com uma carga tributária bastante elevada. Logo, uma parte considerável de suas finanças acaba sendo destinada para o cumprimento das suas obrigações.


Desta maneira, o que você acha de entender melhor sobre os benefícios fiscais e como ter uma maior economia tributária no seu negócio?


Portanto, acompanhe o nosso artigo até o final e tire todas as suas dúvidas relacionadas ao assunto!


Como utilizar os benefícios fiscais na área da saúde?

Como você pode compreender, uma das maiores despesas de um negócio está relacionada com as suas obrigações tributárias. Afinal de contas, são vários os tributos que incidem sobre os serviços médicos.


Deste modo, a utilização de benefícios fiscais é vista como uma das principais ferramentas para uma maior economia tributária nos serviços médicos.


No entanto, o setor contábil acaba sendo negligenciado por profissionais da saúde que decidem empreender. Neste momento, é fundamental contar com o suporte de um escritório de contabilidade especializado.


Afinal de contas, uma das maiores dúvidas na área da saúde diz respeito à sua tributação. Com isso, os contadores são profissionais qualificados e com vasta experiência no assunto, podendo assim guiar um negócio pelo melhor caminho.


Sendo assim, a fim de compreender melhor os benefícios fiscais na tributação de serviços médicos, é necessário entender como os profissionais da saúde podem recolher os seus impostos. Acompanhe a seguir!


Como definir a melhor estratégia para utilizar os benefícios fiscais?

São várias as burocracias encontradas por profissionais da saúde que decidem entrar no mercado. Sendo que uma das principais é a definição do seu enquadramento tributário, decisão que vai definir como será o recolhimento de impostos.


Desta forma, os profissionais da saúde encontram algumas opções de regimes tributários, cada uma com as suas especificidades próprias. Confira a seguir quais são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.


No momento de definir o melhor enquadramento tributário para um negócio, muitos acreditam que o Simples Nacional é a melhor escolha a ser feita.


Contudo, a fim de usufruir dos benefícios fiscais de forma assertiva, é necessário fazer uma análise profunda da estrutura de um negócio. O que pode fazer com que eles escolham o Lucro Presumido como enquadramento tributário.


Afinal de contas, estamos falando de uma opção de regime tributário que proporciona uma série de benefícios sobre os serviços médicos. O que você acha de compreender melhor este assunto?


Por que optar pelo Lucro Presumido para profissionais da saúde?

A fim de usufruir dos benefícios fiscais e, assim, reduzir as suas despesas tributárias, os profissionais da saúde podem optar pelo Lucro Presumido como regime tributário.


Isso porque, existem alguns aspectos por trás deste enquadramento tributário que podem beneficiar um negócio. 


Uma empresa, quando opta pelo Lucro Presumido como regime tributário, tem como base de cálculo para os seus impostos uma presunção do seu faturamento. O que determina a alíquota do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).


Sendo assim, os profissionais da saúde encontram alguns benefícios fiscais na sua escolha. Confira a seguir quais são:

  • O lucro efetivo não é contabilizado no cálculo dos seus impostos;
  • A base de cálculo dos seus tributos é a presunção do seu lucro;
  • A base tributária é fixada por Lei.


Desta forma, caso um negócio tenha obtido um faturamento maior do que a presunção feita, ele pagará uma quantidade inferior de impostos. O que faz com que os profissionais da saúde tenham mais dinheiro no caixa.


Ou seja, é possível lidar com uma alíquota menor, uma vez que ela é definida por meio do lucro que foi presumido. Conseguiu perceber como ser assertivo no enquadramento tributário é fundamental para um negócio?


Para aproveitar os benefícios fiscais que incidem sobre os serviços médicos, é indispensável contar com os serviços de uma contabilidade. Neste momento, saiba que você pode ter à sua disposição a Gestão Contadores.


Afinal de contas, enquanto cuidamos das contas do seu negócio, você encontra mais tempo para investir na sua atividade principal. Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar!


Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos como este!